Circular by design

06-06-2018 | Salão do Móvel em Milão

Solid Textile Board

Solid Textile Board

Uma interessante mostra na Design Week de Milão apresentou os primeiros resultados produzidos pela start up Really. Empreendimento que teve o início de suas atividades em 2003 na Dinamarca, com a participação de Kvadrat, a conhecida empresa de tecido para decoração, foi fundada para reciclar os produtos de descarte da indústria têxtil e de usuários privados destinados a irem para o lixo (hoje somente 25% por cento de 95% de tecidos recicláveis são reciclados). Depois de extensas pesquisas agora foram colocados em produção dois produtos para interiores e decoração em forma de painéis (Solid Textile Board e Acoustic Textile Felt) obtidos pela compressão de fibras de tecidos de lã e algodão, sem uso de água ou substância tóxica utilizando um processo totalmente ecológico inspirado no princípio da economia circular. Não são produzidos rejeitos e “o ciclo se fecha” sendo o material posteriormente reciclável.

Really Fine Cut, da Raw Edges Design Studio

Really Fine Cut, da Raw Edges Design Studio

Sete designers internacionais foram convidados para projetar vários tipos de objetos – divisórias, estantes, recipientes, mesas e cadeiras – para interpretar da melhor forma as características estéticas, materiais, táteis dos dois materiais. Por exemplo para realizar a mesa e o console de parede Fine Cut, Raw Edges Design Studio uniu diversos estratos de materiais composto por uma alma de algodão branco entre dois estratos esternos de denim (Solid Textile Board Cotton Blue). Através de uma incisão na superfície os designers obtiveram então o o padrão gráfico cor “blue jeans” como uma decoração impressa no móveis.

 

 

Ali Filippini é Doutor em Ciências do Design desde 2001. Como jornalista de design colabora com várias revistas entre elas Interni, Abitare e Auto&Design. Desenvolve atividades educacionais em várias Universidades participando em pesquisa e publicações.

Patrocínio

Tok & Stok

Copatrocínio

Fernando Jaeger Atelier

Apoio

Mario Di Pierro Advocacia

Pin It on Pinterest