Entrevista com os curadores do DESIGN 80/90 – Otávio Nazareth

31-08-2018 | DESIGN 80/90, Eventos, Exposições

OTÁVIO NAZARETH

BFD: Como foi idealizada a exposição Design 80/90?
Otávio Nazareth: Em conversa com a Marili Brandão, Christian Ullmann e Ric Peruchi constatamos que essa é uma fase fundamental, mas pouco analisada da história do design brasileiro. Para pôr o tema em evidência, pensamos na exposição e no ciclo de conversas na DW!

BFD: A mostra tem 10 peças de design criadas por 13 designers. Qual o critério para a seleção desses nomes para representar esse período do design brasileiro?
Otávio Nazareth: O objetivo foi justamente ter nomes representativos, que se firmaram e tiveram relevância naquela época e influenciaram sua geração e as seguintes.

BFD: Visto em perspectiva, como você define o design brasileiro produzido nesses anos? Há uma mudança de estilo, técnica ou uso de materiais distintos para cada uma das décadas?
Otávio Nazareth: Era um momento embrionário, com praticamente nenhum diálogo da indústria nacional com o design autoral, com um circuito mínimo de distribuição e pouca atenção do público. Ao mesmo tempo, era um momento de quebra de paradigmas estéticos, o que estimulava uma boa dose de experimentação.

BFD: O que você destacaria como essencial na exposição?
Otávio Nazareth: A oportunidade de ver as peças selecionadas em conjunto.

Bio

Otávio NarazethOtávio Nazareth é sócio e diretor da Editora Olhares. À frente da editora, desenvolve um catálogo heterogêneo com temas da cultura brasileira, em especial nos campos da arte, design, arquitetura, fotografia e história. Seus títulos já conquistaram premiações de prestígio, como o Prêmio Jabuti e o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira.

Patrocínio

Tok & Stok

Copatrocínio

Fernando Jaeger Atelier

Apoio

Mario Di Pierro Advocacia

Pin It on Pinterest