DESIGN 80/90: PRIMEIRO CICLO DE DEPOIMENTOS

29-08-2018 | DESIGN 80/90, Eventos, Exposições

Carlos Motta, Claudia Moreira Salles, Fernando Jaeger e Giancarlo Latorraca participam do primeiro dia de depoimentos

A curadoria da exposição ‘DESIGN 80/90’, em cartaz no IED São Paulo, preparou dois ciclos de depoimentos com os designers participantes. O primeiro – em 30/08, na sede do IED – traz os designers Carlos Motta, Claudia Moreira Salles, Fernando Jaeger e Giancarlo Latorraca (falando sobre o trabalho do designer Fúlvio Nanni).

 

DESIGN 80/90 DEPOIMENTOS I

Carlos Motta

Carlos Motta

Carlos Motta

“Os anos 80/90 foram de extrema importância, pois vem uma forte confirmação de que o caminho que traçamos e propomos para o design brasileiro, no início dos anos 70, estava correto. Responsabilidades ambiental e social são pré-requisitos para o bom design brasileiro.”

 

 

 

 

Claudia Moreira Salles

Claudia Moreira Salles

Claudia Moreira Salles

“Nos anos 80 um grupo de designers com diferentes backgrounds, desenvolveram sua própria linguagem, formas de produção e colocação no mercado. A maioria usou o trabalho artesanal da madeira para criar suas peças. O mercado era pequeno, a indústria pouco equipada e interessada no que não fosse cópia testada no exterior. O design ainda não era um valor e havia poucas lojas para comercializar os produtos. Essa geração deu continuidade à produção modernista e abriu caminho para uma nova geração de designers atuantes hoje.”

 

 

Fernando Jaeger

Fernando Jaeger

Fernando Jaeger

“Numa época em que predominavam móveis coloniais e clássicos, comecei a desenvolver nos anos 80 peças autorais com design contemporâneo, produzidos em série e a preços acessíveis. Esse trabalho amadureceu durante a década de 90 e culminou no lançamento de minha marca própria. “

 

 

 

Fúlvio Nanni (1952 – 1995)

Giancarlo Latorraca

[/media-credit] Giancarlo Latorraca fala a respeito de Fúlvio Nanni

“Fúlvio Nanni foi responsável por avanços significativos no campo do design local, traçando caminhos que foram amplificados por novos designers e marcenarias que vieram depois, tanto no modelo de produção e comércio, como em soluções e tipologias do móvel contemporâneo.“, por Giancarlo Latorraca (arquiteto e diretor técnico do MCB)

DESIGN 80/90

Realização: Brasil Faz Design, Editora Olhares e IED São Paulo Curadoria: Marili Brandão, Otávio Nazareth e Christian Ullmann

De 29/08 a 01/09, das 10h às 21h (de 29/08 à 31/08) e das 9h às 17 (dia 01/09).

Depoimentos

30/08, das 10h às 12h: Carlos Motta, Claudia Moreira Salles, Fernando Jaeger e Giancarlo Latorraca (falando sobre Fulvio Nanni).

31/08, das 10h às 12h: Fabio Falanghe e Giorgio Giorgi, Guinter Parschalk, Gerson de Oliveira e Fábio Magalhães (falando sobre Fábio Alvim).

Endereço: IED São Paulo, na Rua Maranhão, 617, Higienópolis, São Paulo, SP.

Patrocínio

Tok & Stok

Copatrocínio

Fernando Jaeger Atelier

Apoio

Mario Di Pierro Advocacia

Pin It on Pinterest