Reflexão_Colares: exposição de joia contemporânea

27-07-2018 | Exposições

Colar em látex de Ivete Cattani

Colar em látex de Ivete Cattani

A CASA Museu do Objeto Brasileiro apresenta a exposição Reflexão_Colares com curadoria de Miriam Mirna Korolkovas e cocuradoria de Monica Moura que selecionaram trabalhos de 36 designers especializados na arte joalheira.

Esta é a 4ª edição do programa Joia Contemporânea Brasileira, iniciativa da A CASA que teve início em 2011 e cuja proposta é apresentar trabalhos que estabelecem um diálogo entre artesanato e design de joia.

Em seu trabalho de pesquisa, Miriam Korolkovas escolheu como tema um elemento universal da joalheria, presente em praticamente todas as culturas e com significados que variam entre o religioso, o cultural e o decorativo: o colar.

“Quando está apoiado ao corpo humano, independente do material em que é produzido, o colar ganha vida e a possibilidade de se locomover em espaços, tanto públicos quanto privados” diz a curadora.

Colar em tecido, prata e porcelana inglesa de Sandra Frias

Colar em tecido, prata e porcelana inglesa de Sandra Frias

Em Reflexão_Colares, o que se vê são trabalhos caracterizados pela pesquisa de materiais que vão além dos tradicionais metais preciosos como ouro e prata e exploram a linguagem de diversas técnicas. Materiais inesperados como folhas secas, pedras, borracha, madeiras, tecidos ganham formas inusitadas e harmônicas de acordo com o discurso de cada um e da disponibilidade das diversas matérias-primas provenientes de diferentes regiões do país.

Para Renata Mellão, diretora d’A CASA, a escolha do colar como tema traz a tona o debate sobre criações que mesclam o tradicional e o contemporâneo. “Mesmo falando de uma indumentária tão popular e tradicional como o colar o que pretendemos é trazer reflexões sobre questões pertinentes ao hoje e ao futuro, por meio dos diferentes materiais e da criatividade de cada artista”, afirma.

Participam da mostra:

De São Paulo: Lux Colombo, Camila Rossi, Clarice Borian, Maria Alves de Lima, Chrissie Barban, Maria Eudóxia Mellão, Diego Saraiva, Marina Lima, Elisa Stecca, Marlon Mercaldi, Jamil José Kfouri, Nicole Uurbanus, Kjeld Boesen, Lidia Lisboa, Ludmila Korolkovas, Rubens Matuck, Luisa Velludo, Sandra Manin Frias, Luise Weiss, Simone Belda.

Do Rio de Janeiro: Dirk Vrancken, Marisa Portela, Ivo Minoni, Livia Canuto, Paula Mourão.

Do Rio Grande do Sul: Mônica Loss, Ivete Cattani, Mari Neumann

De Santa Catarina: Nara Guichon, Roberta Burchardt

Do Amazonas: Duda Gonçalves, luçana Mouco.

De Goiás: Adeguimar Arantes. Da Bahia: Maíra Rodrigues dos Santos e Carla de Carvalho. Do Ceará: Nathalia Canamary. Do Pará: Polo Joalheiro Caxiuanã

A CASA
R. Pedroso de Morais, 1216/1234

Até 8 de agosto de terça a domingo, das 10h às 18h30

Patrocínio

Tok & Stok

Copatrocínio

Fernando Jaeger Atelier

Apoio

Mario Di Pierro Advocacia

Pin It on Pinterest